Cuidados importantes com a saúde durante o verão

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Cuidados importantes com a saúde durante o verão

É importante cuidar da saúde o ano todo, mas existem cuidados especiais que devem ser tomados principalmente no verão. O excesso de calor e a exposição ao sol podem ter consequências, principalmente em idosos. 

Cuidados com a saúde no verão

Conforme você envelhece, se torna mais suscetível à desidratação por várias razões: a capacidade do organismo para conservar a água é reduzida, o senso de sede diminui, e há uma menor capacidade de responder às mudanças de temperatura. 


Sendo assim, os cuidados nos meses de verão devem ser redobrados. Não é incomum ouvirmos relatos de maior cansaço ou dores de cabeça causados pelas altas temperaturas.

Hidratação

Manter seu corpo hidratado é um dos cuidados mais importantes com a saúde no verão. Para isso, aumente a ingestão de líquidos.  É necessário beber, em média, 2 litros de água por dia, o que equivale a cerca de 8 copos de água.


Uma dica é beber água de coco, sucos e chás, frutas ricas em água, como exemplo a melancia, além da água mineral.

 

Cuidado com a ingestão de bebidas alcoólicas. O álcool pode inibir o hormônio que regula a água no nosso corpo, o hormônio antidiurético, provocando aumento da diurese, que aumenta a desidratação

Proteção solar

É importante usar filtro solar todos os dias, especialmente no verão. Nos dias de praia ou piscina, lembre-se de repor o protetor a cada duas ou três horas. Quanto mais alto o fator de proteção, melhor.


Outra dica é usar chapéus ou bonés, óculos de sol e camisas de manga comprida com proteção UV. Evite também tomar sol entre 10h e 15h.

Alimentação

Na estação mais quente do ano, é recomendado que os alimentos preparados sejam consumidos no mesmo dia. A alta temperatura facilita a proliferação de fungos e bactérias.

 

Outra medida importante é priorizar refeições que tornem a alimentação balanceada um dos cuidados com idosos no verão. Por esse motivo, a famosa feijoada e o excesso de carne devem ser evitados.

 

Adote uma dieta que facilite a digestão. O ideal é optar por frutas, legumes e verduras na medida certa, o consumo de carne continua sendo permitido, mas deve ser feito com bom senso.

Higiene pessoal

O excesso de transpiração devido ao calor transforma a higiene pessoal em um cuidado ainda mais importante no verão.


Lave bem as mãos, cuidado ao consumir alimentos na rua e esteja atento às assaduras na pele. Cuide da higiene íntima, principalmente se usar roupa de banho por muito tempo.

Usar roupas adequadas 

O verão exige atenção com o vestuário, o calor provoca um aumento considerável da transpiração, o que favorece o uso de roupas mais leves. 

 

Com relação aos idosos, o ideal é que utilizem roupas com algodão e malha, pois têm uma maior capacidade de absorção do suor.

 

Uma boa medida é optar por roupas confortáveis que inibem a ação do calor e previnem a hipertermia (elevação da temperatura do corpo). Ficar em locais frescos e devidamente ventilados é outra maneira de evitar esse problema.

Insolação 

Acontece devido ao aumento rápido da temperatura do corpo quando a pessoa fica muito tempo exposta ao sol, em um ambiente muito quente ou pratica atividade física de forma excessiva.

É caracterizada por vermelhidão da pele, dor de cabeça, febre e, em alguns casos, alteração no nível de consciência, enjoo e sensação de mal estar, além de sintomas mais graves que podem representar risco para a saúde, como desidratação, desmaio e convulsões, por exemplo. 

Fique atento aos sinais! 

 

Pacientes acamados ou que passam longos períodos restritos ao domicílio devem ter atenção especial. Ficar atento aos sinais de desidratação, mantê-los hidratados e  em ambientes ventilados é de fundamental importância para evitar complicações. 

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Texto escrito pela Dra. Lara Andrade, geriatra da Qualivida


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