Soluções tecnológicas no cuidado com idosos

insert image
Soluções tecnológicas no cuidado com idosos

Os avanços tecnológicos têm influenciado o modo de viver da sociedade e facilitado muito a vida das pessoas. Entre os benefícios, as soluções tecnológicas no cuidado com idosos tem trazido conforto e segurança para os que estão na melhor idade.


O envelhecimento da população mundial já é uma realidade e a tecnologia é uma aliada que aparece neste cenário para auxiliar na rotina de cuidados e cotidiano.

Soluções tecnológicas para o cuidado com idosos em casa


Cuidar de idosos em casa tem se tornado cada vez mais comum, principalmente porque a tecnologia já permite o mesmo cuidado e segurança que o ambiente hospitalar.


Aplicativos para celulares, câmeras de vigilância, equipamentos domiciliares, teleconsultas e máquinas inteligentes são algumas das soluções tecnológicas que podem ajudar e melhorar o cuidado com idosos. 

Câmeras

As câmeras de segurança já vêm sendo utilizadas nas casas há alguns anos e quando se trata de cuidado de idosos, principalmente não verbais ou com doenças neurológicas, é uma boa forma de garantir o bem-estar e segurança do paciente.


Atualmente, é possível monitorar as câmeras através do celular, ou seja, os familiares podem supervisionar todo o tempo que o idoso estiver sozinho ou com um cuidador.

Equipamentos

A tecnologia conseguiu trazer para a casa do idoso equipamentos que antes só existiam em hospitais. Além disso, os equipamentos estão cada vez mais inteligentes e sensíveis a qualquer tipo de alerta.

Existem  pulseiras com sensores que identificam uma queda no momento em que ela ocorre. Por meio de alerta, ele avisa os dispositivos cadastrados informando sobre o incidente.


Graças aos avanços tecnológicos, já é possível garantir a mesma segurança e nível de cuidado em casa. Contar com o apoio de uma empresa de atendimento de saúde domiciliar é importante para ter acesso aos melhores equipamentos.

Aplicativos

Existem diversos aplicativos para celulares que auxiliam no cuidado com idosos. Eles têm funções como rastreamento, contato de emergência, emissão de alertas, respostas de dúvidas, mapeamento de doenças e aplicativos que auxiliam na contratação de profissionais de saúde.


Já existem muitas start-ups voltadas para desenvolver soluções tecnológicas no cuidado com idosos e a tendência é que a qualidade de vida na terceira idade seja cada vez melhor

Inteligência artificial

A inteligência artificial é uma tecnologia que permite que máquinas aprendam e simulem comportamentos humanos, indo além da programação de ordens específicas para tomar decisões de forma autônoma, baseadas em padrões aprendidos.


Entre essas máquinas inteligentes estão os robôs, que cada vez mais exercem funções variadas e imitam os humanos. Já existem robôs de companhia, robôs que auxiliam na locomoção de idosos e robôs que conversam com o paciente. 


Interação social 

As novas tecnologias podem proporcionar uma melhor qualidade de vida para os idosos, afastando-os do isolamento por meio da interação digital, tornando-os mais independentes e estimulando-os a buscar novos conhecimentos.


Entretanto, é fundamental identificar os recursos tecnológicos mais adequados de acordo com a condição física e mental do idoso. Esse é um cuidado importante para que as tentativas de promover acesso às tecnologias não causem frustrações ou sejam inúteis para uma determinada pessoa.




Para garantir e facilitar o acesso às melhores soluções tecnológicas no cuidado com idosos, é importante contar com um atendimento de saúde domiciliar


A Qualivida é uma plataforma de Delivery de Saúde Domiciliar. Nossa proposta é entregar profissionais multidisciplinares qualificados para o atendimento de suas necessidades, realizando procedimentos, consultas, sessões e avaliações.


Entre em contato e saiba mais!



Texto escrito pela Dra. Lara Andrade, geriatra da Qualivida.


Confira outras matérias

insert image