A importância do sol para nossa saúde e imunidade

insert image
A importância do sol para nossa saúde e imunidade

Já é de conhecimento humano que a exposição ao sol traz muitos benefícios. A falta de exposição à luz do sol pode prejudicar a saúde física e mental, interfere no nosso ciclo circadiano e influencia no surgimento de doenças, muitos desses problemas relacionados à falta de vitamina D no corpo.


Vale ressaltar que a exposição ao sol excessiva pode ser prejudicial para o organismo e que é preciso tomar certos cuidados.

Produção de vitamina D

A exposição solar é a principal fonte para a produção de vitamina D no nosso corpo. Embora encontrada em alguns alimentos, a vitamina D é produzida de forma mais satisfatória através do banho de sol.


O principal benefício em manter os níveis de vitamina D adequados, com certeza, é a diminuição da incidência de fraturas, especialmente em idosos. Além disso, existem estudos associando níveis satisfatórios de vitamina D com a redução do risco de câncer, melhora na resposta imunológica a infecções e redução de doenças autoimunes.


É indicada a exposição solar, por 15 a 20 minutos, com pernas, braços e, se possível, barriga e tronco expostos, sem o uso do protetor solar, 3 vezes por semana. A face e os olhos devem ser preservados com protetor solar e óculos escuros. Deve-se evitar os horários entre 10h e 15h. 

Fraturas

A vitamina D é fundamental para a absorção do cálcio no nosso organismo e, logo, tem ação na manutenção de ossos fortes, bem como na melhora do funcionamento neuromuscular. 


Níveis adequados de vitamina D atuam na prevenção de osteoporose, diminuindo assim risco de fraturas e quedas - as quais podem ter consequências devastadoras.

Imunidade

A vitamina D, e consequentemente a exposição ao sol, é de grande importância para nossa saúde, atuando na manutenção e fortalecimento da nossa imunidade. 


A luz solar regula o sistema imunológico, ajudando na prevenção de doenças e infecções causadas por vírus, bactérias e outros microorganismos. 

Depressão

A exposição ao sol ao longo do dia equilibra o ciclo circadiano. A iluminação natural aumenta a produção de serotonina, conhecido como hormônio do bem-estar, atuando na melhora do humor

Além disso, a exposição solar adequada, também atua na melhora da qualidade do sono, o que também impacta na redução da depressão.

Em tempos de pandemia, muitas vezes essa exposição se faz insuficiente, sendo necessário suplementar. Consulte seu médico para avaliar a necessidade de suplementação. A dose diária varia de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

 

A Qualivida é uma empresa de atendimento de saúde domiciliar e visamos proporcionar bem-estar e qualidade de vida para todos. Conheça mais sobre a gente!

Texto escrito pela Dra. Lara Andrade, geriatra da Qualivida.

Confira outras matérias

insert image